terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Globalização e Multiculturalismo

  Vivemos em uma época que todo o mundo está interligado, consequentemente o choque entre culturas distintas é mais intenso, essa diversidade cultural é o que chamaremos de Multiculturalismo. Tal diversidade cultural está sendo influenciada diretamente pela Globalização, esta que foi de crucial importância para a propagação das culturas, já que a partir desta era os indivíduos começaram a sair do seu próprio espaço e irem para outros, por diversos motivos, sendo eles: comércio, exploração de novas terras e até mesmo busca por melhores condições de vida. 







  Apesar de tal pluralidade cultural, elas tem um ponto em comum, que é, ser respeitada e preservada ,afinal não podemos impor nossa cultura nem modificar a cultura de outrem a nosso bel prazer, aqui fica um questionamento, como assegurar essa pluralidade cultural na época que a intolerância está nos dizimando?

8 comentários:

  1. cara que sucinto, amei. resumiu o complexo conceito de multiculturalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Clei, os links foram essencias para conseguir esse objetivo.

      Excluir
  2. Amaury, Eu acredito que para assegurar a pluralidade cultural na época em que a intolerância está dizimando seria necessário um investimento em educação desde a infância, de modo que os educadores, assim como os seus pais, pudessem desenvolver atividades em que cada criança pudesse exercer o papel da outra por um certo período. Claro que de forma lúdica. Quanto aos adultos, só nos resta um investimento pesado em conscientização por meio das grandes mídias. Além, é claro de uma política massificadora que pudessem diminuir a desigualdade social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Leu adorei sua sugestão de fazer com que as crianças troquem de lugar, nunca havia pensado nisso, já os adultos como sempre é mais difícil, acho que é preciso mover muitos moinhos para conseguir massificar essa política.

      Excluir
  3. Precisamos respeitar e reconhecer as diferenças e a individualidade que existem em cada ser humano. Todos possuem direitos e deveres, independente da cor da pele, da nacionalidade, do cabelo, do gosto musical. Nenhuma cultural é superior a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Qei, o respeito e a tolerância são a chave para a boa manutenção dos hábitos culturais de cada um.

      Excluir
  4. Muito bom Amaury! Acredito que a partir do momento que entendemos que a diversidade existe e que não há uma cultura melhor que a outra. Cada uma com sua especificidade nos acrescenta algo.

    ResponderExcluir
  5. Assim com toda certeza teremos uma sociedade muito melhor.

    ResponderExcluir