Olá pessoal, hoje trago uma reflexão a respeito do gênero literário cordel. Antes de tudo vamos definir o que é Cordel. Cordel são folhetos populares contendo poemas. Eles são estruturados em estrofes com rimas, normalmente esses estrofes são estruturados em 6 ou 8 linhas, com rimas seguindo um padrão de 2 em 2.
No Brasil o Cordel ficou bastante conhecido no Nordeste especialmente entre o século XIX e XX, quando muitos artistas de ruas utilizavam-se desse gênero para manifestar sua opinião e tentar assim através do ritmo lúdico e divertido do Cordel cativar as pessoas. O Cordel é conhecido como o gênero dos oprimidos, pois normalmente as pessoas que o produziam sofriam de problemas sociais, econômicos e assim cantavam esses problemas pra evidenciar ao povo as injustiças e critica-las buscando trazer o povo para suas causas.. Através dele muitas histórias foram contadas incluindo a ascendência de Lampião, até o governo de Vargas.
Hoje o Cordel está em ascendência, as pessoas estão voltando a cultivá-lo , masem alguns lugares como, interior de Pernambuco e Alagoas, ele ainda permanece bem presente, mas por que será que o Cordel teve uma queda é uma questão bastante interessante a se pensar, afinal de contas os problemas sociais das épocas passadas ainda permanecem até hoje. Muito obrigado pela atenção e até a próxima.
Bem legal sua abordagem sobre o cordel, contando um pouquinho sobre sua historia. E é bem questionador seu texto.
ResponderExcluirCreio que o cordel não está esquecido, ele está se reconfigurando e alcançando novos espaços e pessoas, tendo inclusive uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Frequentemente o Cordel é transmitido pela TV, sendo que foi titulo de novela, e toda sexta o cordelista Bráulio Bessa se apresenta em um programa de rede nacional, onde milhares de pessoas tem acesso e a partir de então elas estão conhecendo o cordel e ele tem ganhado cada vez mais espaço na vida dessas pessoas e se mantém viva essa cultura.
Foi mesmo Qeise, foi precipitado da minha parte dizer isso, agradeço a ressalva.
ExcluirÉ muito bom poder ajudar e estamos aqui pra isso.
ExcluirMuito esclarecedor o seu texto. Realmente o cordel precisa ser mais divulgado, pois são palavras vivas do nosso cotidiano.
ResponderExcluirEssa sugestão é muito válida Dri
Excluir