Qual o conceito de Software livre?
Basicamente software livre é o termo que utilizamos quando o programa pode ser manuseado de forma livre. Ou seja os usuários tem acesso ao código-fonte e podem modificá-lo como quiserem. Para ser mais exato, o software livre garante direitos que normalmente não estão presentes nas formas tradicionais de licenciamento.
Quais as bases do Software livre?
Se fossemos resumir o aspecto que caracteriza o Software livre seria a liberdade. Dentro de liberdade podemos dividir em 4 partes.
- A liberdade de executar o programa independente do propósito.
- A liberdade de estudar e modificar o programa.
- A liberdade de redistribuir o programa.
- A liberdade de distribuir as suas modificações.
Como começou?
Tudo começou com a criação de um software com o nome Unix em 1965, um sistema de multitarefa como os atuais, porém ele era um sistema proprietário. Assim em 1984 Richard Stallman iniciou o projeto GNU (Gnu not is Unix) traduzindo para o português ( Gnu não é Unix), um sistema operacional compatível com o Unix, para facilitar a adaptação de seus usuários. Assim surgiu o movimento software livre, no qual programadores de todo o mundo podiam compartilhar informações e disponibilizar seus códigos para uma comunidade interativa, chamada de a comunidade da computação. Criando uma rivalidade com os softwares proprietários. Alguns exemplos são: Um dos mais conhecidos sistemas operacionais livres é o Linux e suas várias distribuições. Programas como Mozila Firefox, Gimp também são softwares livres.
E vocês o que acham a respeito do software livre? Deixem suas opiniões nos comentários e até a próxima.
esse assunto de soft livre é muito mais complicado do que parece; ora fácil de mais e ora difícil de mais
ResponderExcluirhaha realmente é relativo.
ResponderExcluir